APRESENTAÇÃO
A globalização e a necessidade de troca rápida de informações faz com que o homem frente aos novos desafios se atualize para atender as novas exigências sócio-político-econômicas, daí a importância das contribuições tecnológicas no sentido de acompanhar a evolução. A criação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTE e dos “Laboratórios de Informática” vem de encontro para apoiar o processo de informatização das escolas. Sendo a escola uma das instituições responsáveis pela educação, devendo cumprir com o papel de mediadora ao acesso a informação, utilizando de meios eficazes como o computador que por ser um instrumento multissensorial que desperta o desejo de aprender do educando, facilitando a interação deste com o e no mundo.
JUSTIFICATIVA
Já não se discute mais se as escolas devem ou não utilizar computadores em seu dia-a-dia, tanto na área administrativa quanto pedagógica, pois a informática está inserida na grande maioria das empresas e já faz parte do cotidiano de muitos de nossos alunos (seja em casa, telecentro e/ou lan-house). A QUESTÃO ATUAL É: como utilizar a informática de forma mais proveitosa e educativa possível.
Computadores nada mais são do que solucionadores de problemas, porém sozinhos, não fazem nada, e só se tornam com mil e uma utilidade quando com a ajuda de um bom professor.
Quando deparamos com uma tecnologia tão avançada, somos levados e tentados a forçar uma nova realidade, mas é fundamental que partamos do princípio de que o novo deve ser empregado exclusivamente para facilitar, reforçar ou motivar o estudo das disciplinas curriculares, para depois com o conhecimento de causa passar a solucionar programas didáticos e criar programas baseados nas experiências pedagógicas.
Assim sendo, a comunidade tamaranense não poderia ficar à margem dos avanços tecnológicos, que chegam anunciando novos tempos de comunicação interativa e redimensionando novos valores no contexto escolar. Para isso este projeto visa estruturar as atividades a serem desenvolvidas no período de 6 (seis) meses , a partir da implantação completa do NTE Municipal e do Laboratório de Informática sediado na Escola Professora Iracema Torres Rochedo, que irá atender as escolas municipais Professora Iracema Torres Rochedo (zona urbana) e, Enes Barbosa e Presidente Bernardes (ambas na zona rural).
OBJETIVO GERAL
Promover encontros entre coordenador do NTE, diretores, supervisores e orientadores pedagógicos, a fim de viabilizar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede municipal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Estruturar e organizar o NTE a fim de possibilitar o seu funcionamento e a atuação dos multiplicadores, bem como as inter-relações entre toda a comunidade envolvida no projeto de informatização das escolas da rede municipal de ensino.
*Planejar as ações que nortearão o curso de capacitação dos docentes das unidades escolares que já receberam ou receberão os laboratórios de informática.
*Desenvolver atividades práticas voltadas para a auto capacitação dos multiplicadores.
*Possibilitar o intercâmbio entre dirigentes, docentes e discentes sobre a informática educativa, analisando suas expectativas em relação aos trabalhos a serem desenvolvidos no NTE.
*Promover discussão sobre a Informática na Educação, como forma das pessoas se interagirem e ampliarem seus conhecimentos nessa área de estudo.
*Apoiar a resolução técnico e pedagógica no uso das tecnologias de comunicação e informação nas escolas.
*Prestar assessoria pedagógica para uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem.
*Acompanhar, orientar e avaliar localmente o processo de informatização das escolas.
*Apoiar a inclusão dos funcionários do setor de Serviços Gerais das escolas municipais no programa Informática na Educação.
METAS E AÇÕES
Com a implantação do Núcleo de Tecnologia Educacional, neste ano de 2010, o governo municipal, com o apoio dos governos estadual e nacional visa promover o uso pedagógico das Tecnologias da Informações e Comunicações (TICs) nas três escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental: Escola Professora Iracema Torres Rochedo (zona urbana) e, Enes Barbosa e Presidente Bernardes (ambas na zona rural); capacitar todos os professores da rede municipal de ensino e torná-los aptos a desenvolverem excelentes trabalhos pedagógicos com seus alunos.
METODOLOGIA DE TRABALHO
As atividades, aqui propostas, serão desenvolvidas ao longo dos seis primeiros meses (segundo semestre deste ano-2010) conforme distribuição no cronograma e são passíveis de mudanças de acordo com a necessidade.
*Estudo e análise da proposta Nacional e Estadual de Informática na Educação.
*Manipulação da máquina (computador) para maior conhecimento e aperfeiçoamento dos multiplicadores.
*Organização do encontro no NTE dos dirigentes e representantes dos
professores: *Confecção de material (apostila) técnico-pedagógico.
*Solicitação dos projetos pedagógicos das escolas para análise pelos Formadores.
*Comunicação com os demais Núcleos e com a Secretaria de Educação para troca de experiências.
*Elaboração do curso de capacitação para os professores.
*Elaboração do plano anual e da avaliação operacional.
*Acompanhamento e avaliação das ações do núcleo.
*Registro dos resultados alcançados em forma de relatórios escritos.
ESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO
Aspecto pedagógico:
*Levantamento das espectativas da clientela.
*Sensibilização e motivação para o trabalho do núcleo através de:
*****Trabalhos em grupos
*****Estudo de textos reflexivos
*****Demonstração com a utilização prática dos meios tecnológicos de informação e comunicação
*****Cooperar na elaboração do Projeto Pedagógico de Informática Educacional das escolas.
Organização das atividades:
*Estudo da proposta estadual – PROINFO e Nacional PROINFE.
*Manipulação das máquina (computador) para maior conhecimento dos instrumentos tecnológicos do Núcleo/Laboratório.
*Elaboração dos materiais técnico-pedagógicos para acompanhamentos e elaboração dos projetos.
*Organização do encontro no NTE com os dirigentes e professores das escolas envolvidas, enfocando a importância da informática na educação e para elaboração do projeto das escolas.
*Análise dos projetos das escolas.
*Elaboração do projeto de capacitação de professores.
*Acompanhar e orientar, por meio de visitas, o trabalho desenvolvido nas escolas.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
Comunidade escolar da rede municipal, envolvendo principalmente os professores, dirigentes das escolas, alunos e funcionários em geral.
BIBLIOGRAFIA
PROINFO – Projeto Nacional de Informática na Educação
PROINFE – Projeto Estadual de Informática na Educação
Projeto 60 – NTE 08 – Barreiras – BA
CHAVES, Eduardo Oscar Campos. Computadores: Máquina de Ensinar ou Ferramentas para Aprender?. Campinas. 1983
www.planetaeducacao.com.br
http://www.urisan.tche.br/~posinf/index.php?opt=objetivos
http://edutec.net/
.
.
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário